DIA MARÍTIMO É CELEBRADO NA CÂMARA DO RIO DE JANEIRO

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, por meio do vereador Leniel Borel, prestou homenagem ao Dia Marítimo Mundial com a presença de diversos membros da comunidade marítima, entre eles a Praticagem do Brasil, representada pelo secretário executivo Arionor Souza. O evento lotou o plenário da Casa, na tarde da última sexta-feira (17/12).
Este ano, o tema da data celebrada pela Organização Marítima Internacional (IMO) é “Nosso Oceano, Nossa Obrigação, Nossa Oportunidade” e reflete o papel vital do oceano na economia mundial, por onde flui a maior parte do comércio global. O oceano é fonte de empregos e alimentos para milhões de pessoas, lar de inúmeras espécies marinhas e regulador do clima do planeta. A praticagem tem profunda conexão com o tema. O modelo do serviço no país, regulado pela Marinha do Brasil, segue os princípios de segurança da navegação da IMO. Cerca de 80 mil manobras de navios são realizadas anualmente, com baixo índice de acidentes, destacou Arionor:
– Em nome do presidente da Praticagem do Brasil, prático Bruno Fonseca, saudamos todos os marítimos. A praticagem remonta à Antiguidade e é regulamentada no Brasil desde 1808. Ao conduzir grandes embarcações sem acidentes, a atividade evita a poluição hídrica, vítimas e o desabastecimento da população. Temos orgulho de ser referência mundial em segurança da navegação. São 590 práticos, sendo 14 mulheres, além de três mil profissionais que apoiam o serviço, com mais de 600 tripulantes habilitados e 200 lanchas homologadas pela Autoridade Marítima.

O comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) da Marinha, contra-almirante Alvaro Lemos, representou na cerimônia o diretor de Portos e Costas, vice-almirante Carlos André Coronha Macedo:
– Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície do planeta e são responsáveis por cerca de 90% do comércio mundial, conectando povos, culturas e economias. São também o pulmão azul da Terra, fundamentais para o equilíbrio climático e para a sobrevivência das futuras gerações. No entanto, a grandeza dos oceanos traz consigo uma responsabilidade igualmente imensa. A obrigação que o tema deste ano nos recorda é a de proteger esse patrimônio. Devemos agir com consciência ambiental, promovendo práticas sustentáveis na navegação, na exploração dos recursos e nas atividades portuárias.
O contra-almirante lembrou que o tema da IMO fala ainda sobre oportunidade:
– De fato, os oceanos são um vasto campo de possibilidades. A chamada economia azul oferece caminhos para o crescimento sustentável com a inovação tecnológica, a transição energética e o aproveitamento responsável dos recursos marítimos. Neste cenário, o Ciaga desempenha papel fundamental ao formar os oficiais e subalternos da Marinha Mercante. São esses homens e mulheres do mar que mantêm o Brasil ligado ao mundo, transportando as riquezas que movem a nossa economia.
O capitão dos portos do Rio de Janeiro, capitão de mar e guerra Luciano Calixto, disse que a iniciativa da Câmara é uma demonstração de que o município do Rio está mudando o seu olhar sobre o mar – de praias bonitas e conhecidas internacionalmente ao mar fonte de recursos, desenvolvimento e riqueza. Ele ressaltou algumas entregas da Capitania dos Portos para a sociedade, que contam com a contribuição da praticagem na segurança da navegação:
– A nossa área de jurisdição é imensa e inclui três baías pujantes: a Baía de Guanabara, a Baía de Sepetiba e a Baía de Ilha Grande, com atividades marítimas, portuárias, náuticas, turísticas e pesqueiras em pleno crescimento. Temos quatro dos dez maiores portos do Brasil em movimentação de carga. E temos também a Bacia de Santos. Por meio da nossa inspeção naval em todos esses ativos, garantimos operações seguras, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica, para que o país prospere e se desenvolva por meio do mar.
O evento na Câmara reuniu profissionais de diferentes grupos e categorias de aquaviários, além de outros trabalhadores ligados à área, como guardas portuários, alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Ciaga e escoteiros do mar. O capitão de longo curso Francisco Cesar Monteiro Gondar integrou a mesa da cerimônia. Ao final, o vereador Leniel Borel afirmou que vai propor a inclusão da celebração do Dia Marítimo no calendário oficial da cidade. Este ano, a data foi comemorada pela IMO em 25 de setembro.
Fotos: Renan Olaz/CMRJ



