Curso de atu­a­li­za­ção cri­a­do no Brasil cru­za fron­tei­ras e atrai o inte­res­se de outros países

A qua­li­da­de do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), orga­ni­za­do e geren­ci­a­do pelo Conapra para todos os Práticos Brasileiros por dele­ga­ção da Autoridade Marítima, con­ti­nua atrain­do o inte­res­se de cole­gas estrangeiros.

O Diretor-Presidente do CONAPRA, Prático Gustavo Henrique Alves Martins, e o Presidente do Sindicato Nacional de Pilotos de Puerto do México — SNNP, Prático  Mario Alejandro Camacho Vidal, assi­na­ram pro­to­co­lo de coo­pe­ra­ção que, reco­nhe­cen­do a impor­tân­cia de com­par­ti­lhar expe­ri­ên­ci­as e conhe­ci­men­tos téc­ni­cos e de estrei­tar e con­so­li­dar os laços de ami­za­de e coo­pe­ra­ção entre os dois paí­ses, tem por obje­ti­vo matri­cu­lar até 2 (dois) prá­ti­cos por semes­tre no Curso de Atualização para Práticos — ATPR.

Graças a este pro­to­co­lo de coo­pe­ra­ção, de 16 a 20 de julho,  dois prá­ti­cos mexi­ca­nos farão a par­te pre­sen­ci­al do cur­so com uma tur­ma de bra­si­lei­ros, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) da Marinha, no Rio de Janeiro. Entre 2011 e 2014, cin­co ango­la­nos tam­bém cur­sa­ram o ATPR.

Em mar­ço, o Conapra já havia pro­mo­vi­do, no Rio de Janeiro, o I Workshop Latino-Americano para Capacitação de Práticos da região, ten­do como foco o mode­lo de exce­lên­cia do cur­so bra­si­lei­ro, que aten­de aos requi­si­tos da IMO (Organização Marítima Internacional). O inte­res­se dos cole­gas sur­giu duran­te a apre­sen­ta­ção do ATPR no IX Fórum Latino-Americano de Práticos, em Buenos Aires, em novem­bro de 2017.

No mes­mo mês de mar­ço, o Conselho Técnico do Conapra for­mou uma tur­ma com seis novos prá­ti­cos ins­tru­to­res do ATPR, em Baltimore (EUA), e levou três pro­fis­si­o­nais lati­no-ame­ri­ca­nos como obser­va­do­res do trei­na­men­to (dois deles esti­ve­ram no workshop no RJ).

Obrigatório a cada ciclo de cin­co anos e com cer­ti­fi­ca­ção da Marinha do Brasil, o pro­gra­ma de atu­a­li­za­ção bra­si­lei­ro foi apre­sen­ta­do ain­da, em abril, pelo Diretor Técnico, no 52° Encontro Geral da EMPA (European Maritime Pilots Association),entidade que reú­ne cin­co mil prá­ti­cos de 25 paí­ses euro­peus. O even­to ocor­reu em Antuérpia (Bélgica).

– A cada ciclo de for­ma­ção, o pro­gra­ma evo­lui a par­tir de estu­dos do nos­so Conselho Técnico, do retor­no dos ins­tru­to­res e dos pró­pri­os alu­nos. É uma refor­mu­la­ção con­tí­nua que visa acom­pa­nhar o avan­ço tec­no­ló­gi­co dos navi­os e dos equi­pa­men­tos de nave­ga­ção, man­ten­do os Práticos per­ma­nen­te­men­te atu­a­li­za­dos com esses avan­ços e com as novas situ­a­ções que podem encon­trar nas mano­bras que rea­li­zam, sem­pre em prol da segu­ran­ça da nave­ga­ção – res­sal­ta o Diretor Técnico do Conapra, prá­ti­co Porthos Lima.

Veja o tex­to do protocolo