Confira as reportagens e os artigos da Rumos Práticos nº 53

A versão impressa da nova Rumos Práticos está sendo distribuída, nesta quinta-feira (31/10), em primeira mão, ao público presente no 43º Encontro Nacional de Praticagem, que ocorre em Maceió (AL).

A edição 53 traz conteúdos exclusivos, como uma reportagem sobre o seminário que debateu a navegação em lama fluida na Barra Norte do Rio Amazonas, realizado, em julho, pela Marinha do Brasil, em Macapá (AP). Na oportunidade, a Praticagem lembrou que o calado máximo na região já passou de 11,50 metros para 11,70 metros, navegando-se apenas em água, e que é possível chegar até 12,50 metros com o avanço da batimetria e da precisão das marés, promovendo um ganho de 20% de carga.

A revista traz também um artigo que aborda os fatores que podem impactar a evolução e o serviço dos rebocadores nos próximos 30 anos, como crescimento do comércio marítimo; mudança nos tipos de cargas transportadas e nas formas de transporte; incremento ainda maior do porte dos navios e das suas capacidades de manobra; entre outros.

Outros destaques da edição são: uma matéria sobre o Seminário de Gestão de Riscos na Praticagem, promovido em agosto, pelo Conapra, no Rio de Janeiro; outro artigo que conta como surgiu a marca de nove metros no costado dos navios; além dos registros da homenagem recebida pelo Prático Marcelo Cajaty, em Londres; da eleição do Diretor-Presidente do Conapra, Prático Gustavo Henrique Alves Martins, para a presidência da Fenapráticos; dos 45 anos do Terminal de Areia Branca (RN); e da passagem da maior livraria flutuante do mundo pelo Brasil.

Boa leitura!