Conapra rece­be home­na­gem por apoio ao Museu Marítimo do Brasil 

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) e o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro cer­ti­fi­ca­ram que o Conselho Nacional de Praticagem con­tri­buiu, por mais um ano, com o pro­je­to do Museu Marítimo do Brasil (MuMa), que tem cons­tru­ção pre­vis­ta no píer do Espaço Cultural da Marinha, no Boulevard Olímpico, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

A home­na­gem aos cola­bo­ra­do­res do Programa Patronos da Cultura Naval, por meio do qual o Conapra apoi­ou o MuMa, e da Esquadra da Cultura ocor­reu, na sex­ta-fei­ra (6/12), duran­te a ses­são de encer­ra­men­to das ati­vi­da­des cul­tu­rais da Marinha em 2019, no Museu Naval, no Rio.

No mes­mo even­to, foi entre­gue a Medalha Colaborador Emérito a ins­ti­tui­ções ou per­so­na­li­da­des que aju­da­ram no cum­pri­men­to da mis­são da DPHDM. No iní­cio da ses­são, foram lem­bra­dos os nomes de oito líde­res navais que com­ple­ta­ri­am 100 anos em 2019: Almirante de Esquadra Eddy Sampaio Espellet; Vice-Almirante Aloysio Mendes Lopes; Vice-Almirante Pedro Thedim Barreto; Vice-Almirante Roberto Mário Monnerat; Vice-Almirante Herick Marques Caminha; Contra-Almirante Ivan Modesto de Almeida; Contra-Almirante Rodoval Costa Couto de Freitas; e Contra-Almirante Diocles Lima de Siqueira. Seus fami­li­a­res foram home­na­ge­a­dos com o his­tó­ri­co de cada um.

Além dos che­fes navais, foram reco­nhe­ci­dos pela dedi­ca­ção à his­tó­ria da Marinha o Capitão de Fragata Antonio Luiz Porto e Albuquerque e o ser­vi­dor civil José Antonio Araújo Alves, que fale­ce­ram este ano. A cerimô­nia tam­bém pre­mi­ou os alu­nos ven­ce­do­res de con­cur­so foto­grá­fi­co pro­mo­vi­do pela DPHDM.

O dire­tor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, agra­de­ceu aos apoi­a­do­res dos pro­gra­mas de mece­na­to da ins­ti­tui­ção e fez um balan­ço do ano. Ele citou os 185 mil visi­tan­tes do com­ple­xo cul­tu­ral da Marinha até novem­bro e os pro­je­tos edu­ca­ti­vos e cul­tu­rais, os pas­sei­os marí­ti­mos na Baía de Guanabara e os even­tos realizados.

Prestigiaram a sole­ni­da­de o Ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira; o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues; e outros Oficiais Generais.

O Museu Marítimo apoi­a­do pelo Conapra será o pri­mei­ro espa­ço públi­co do tipo no Brasil e o ter­cei­ro na América Latina, abor­dan­do temas como his­tó­ria, ciên­cia, tec­no­lo­gia, arte e cul­tu­ra marí­ti­ma. A Marinha está em nego­ci­a­ção para via­bi­li­zar a sua construção.