Conapra realiza primeira turma de 2016 do ATPR em Belém — PA

Foi rea­li­za­da, entre 22 e 26 de agos­to, a tur­ma 01 Belém/2016 do Curso de Atualização para Práticos – ATPR, nas depen­dên­ci­as do Centro de Simuladores do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar – CIABA, que con­tou com 15 Práticos Alunos oriun­dos de zonas de pra­ti­ca­gens das regiões nor­te e nordeste.

A rea­li­za­ção de tur­mas do ATPR no CIABA leva ao nor­te do país a opor­tu­ni­da­de de um per­cen­tu­al sig­ni­fi­ca­ti­vo dos Práticos em ati­vi­da­de nas zonas de pra­ti­ca­gem daque­la área se bene­fi­ci­a­rem por pode­rem cur­sar sem ter que vir ao Rio de Janeiro e cons­ti­tuía anti­ga inten­ção do CONAPRA que se tor­nou rea­li­da­de com a imple­men­ta­ção do Centro de Simuladores daque­le Centro de Instrução e com a apro­va­ção de 2 tur­mas pela DPC no PREPOM/2016.

Naturalmente, a movi­men­ta­ção de toda estru­tu­ra de coor­de­na­ção do cur­so e de pales­tran­tes para Belém repre­sen­ta um cus­to sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te mais alto em com­pa­ra­ção ao cus­to da rea­li­za­ção do cur­so no Rio de Janeiro. No entan­to o resul­ta­do demons­trou que valeu a pena levar adi­an­te a iniciativa.

O úni­co repre­sen­tan­te local entre os pales­tran­tes foi o ins­tru­tor do CIABA 1º Oficial de Náutica João Paulo Purificação Alves, que se desin­cum­biu de manei­ra bri­lhan­te ao minis­trar pales­tra e rea­li­zar exer­cí­ci­os sobre ECDIS e BRM, ten­do sido bas­tan­te elo­gi­a­do por todos os Práticos Alunos. Foram rea­li­za­dos de exer­cí­ci­os de situ­a­ções de emer­gên­cia com a par­ti­ci­pa­ção e cola­bo­ra­ção de ana­lis­tas, ser­vi­do­res civis e mili­ta­res, e pes­so­al de apoio do Centro de Simuladores.

As ati­vi­da­des da tur­ma foram con­du­zi­das pelos Práticos Instrutores João Bosco de Vasconcelos e Claudio da Silva França.

20 Turma

1- DOUGLAS BURTET (Palestrante) 2- Tenente GONÇALVES (Enc. Simulador) 3- Prático BELTRÃO 4- Prático Instrutor CLAUDIO FRANÇA 5- Prático BERNARDES 6- Prático PEDRO PARENTE 7- CMG FABIO (Comandante do CIABA) 8- Prático COELHO 9- Prático Instrutor BOSCO 10- Prático VINICIUS 11- Prático TOCANTINS 12- Prático DEAMES 13- Prático TAKIMOTO 14- Prático PIERONI 15- Prático RALPH 16- Prático FRANCISCO MACHADO 17- Prático FRANCISCO SALGADO 18- Prático HERCULES 19- Prático MARCO MACHADO 20- Prático PAULO SALGADO 21- NASCIMENTO (Gerente Técnico)

Turmaposição3

Veja mais fotos no Flickr do CONAPRA