Conapra presente na Expolog: a mais importante feira de logística do país

A Praticagem do Brasil foi um dos temas deba­ti­dos duran­te o X Seminário Internacional de Logística que acon­te­ceu simul­tâ­neo a uma das mais impor­tan­tes fei­ras de logís­ti­ca do país, a Expolog, rea­li­za­da em Fortaleza (CE) entre os dias 11 e 13 des­te mês de novem­bro. O pre­si­den­te do Conselho Nacional de Praticagem, Gustavo Martins, dis­cor­reu sobre os desa­fi­os a serem enfren­ta­dos dian­te dos gar­ga­los da logís­ti­ca por­tuá­ria, con­fron­ta­dos com o aumen­to expo­nen­ci­al do cala­do dos navi­os que apor­tam nos por­tos brasileiros.

Neste sen­ti­do, o pre­si­den­te fez ques­tão de fri­sar que mui­tos dos pro­ble­mas de infra­es­tru­tu­ra dos por­tos são con­tor­na­dos gra­ças à exper­ti­se dos prá­ti­cos que, segun­do ele, são exí­mi­os conhe­ce­do­res da cos­ta bra­si­lei­ra, e aos vul­tu­o­sos inves­ti­men­tos do setor de Praticagem na aqui­si­ção de lan­chas moder­nas, no mape­a­men­to náu­ti­co e em outras áreas.

A efi­ci­ên­cia dos pro­fis­si­o­nais, dis­se, faz com que hoje o índi­ce de aci­den­tes com gran­des embar­ca­ções asses­so­ra­das por prá­ti­cos, seja de ape­nas 0,002%, igual ou infe­ri­or aos dos paí­ses mais desen­vol­vi­dos do mundo.

Justificativa dos orga­ni­za­do­res para rea­li­za­ção do evento

Diante dos cons­tan­tes desa­fi­os de cres­ci­men­to, num mun­do cada vez mais com­pe­ti­ti­vo e glo­ba­li­za­do em todas as áre­as do conhe­ci­men­to e do empre­en­de­do­ris­mo, a ati­vi­da­de logís­ti­ca, com todos os seus níveis de espe­ci­a­li­da­de e de ser­vi­ços tor­na-se o gran­de dife­ren­ci­al de emba­sa­men­to estra­té­gi­co para a ação de pes­so­as, ins­ti­tui­ções e empre­sas na con­quis­ta da excelência.
O Brasil, por­ta de entra­da para gran­de par­te dos paí­ses da América Latina, con­for­me rela­tó­rio publi­ca­do pelo Banco Mundial que mede a efi­ci­ên­cia dos sis­te­mas de trans­por­te em 160 paí­ses posi­ci­o­na o país no 65º lugar no que se refe­re à infra­es­tru­tu­ra de transporte.

Avaliando vári­os fato­res – qua­li­da­de da infra­es­tru­tu­ra de trans­por­te, de ser­vi­ços e a efi­ci­ên­cia do pro­ces­so de libe­ra­ção nas alfân­de­gas, ras­tre­a­men­to de car­gas, cum­pri­men­to dos pra­zos das entre­gas e faci­li­da­de de encon­trar fre­tes com pre­ços com­pe­ti­ti­vos, a ins­ti­tui­ção ouviu cer­ca de mil pro­fis­si­o­nais de logís­ti­ca pelo mun­do, levan­do em con­ta a per­cep­ção dos empre­sá­ri­os em rela­ção à efi­ci­ên­cia da infra­es­tru­tu­ra de transporte.

Com a rea­li­za­ção da EXPOLOG – Feira Nacional de Logística e do X Seminário Internacional de Logística se efe­ti­va a opor­tu­ni­da­de para a apro­xi­ma­ção entre as empre­sas e o mer­ca­do, quan­do e onde serão dis­cu­ti­dos temas que virão a con­tri­buir para tro­ca de conhe­ci­men­tos e expe­ri­ên­ci­as e dos avan­ços no setor e no posi­ci­o­na­men­to do País como player internacional.

IMG_0673

IMG_0675