Começa o 39º Encontro Nacional de Praticagem, em Brasília

O Diretor-Presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Gustavo Martins, abriu na manhã des­ta ter­ça-fei­ra (15/09) o 39º Encontro Nacional de Praticagem, que está sen­do rea­li­za­do em Brasília. Durante a sua fala, o Presidente  des­ta­cou que a ati­vi­da­de de Praticagem cons­ti­tui um “elo  capi­tal na efi­ci­ên­cia dos por­tos”. Ele afir­mou ain­da que “se gar­ga­los exis­tem no modal aqua­viá­rio, nenhum pode ser atri­buí­do à Praticagem”. Durante o seu dis­cur­so Gustavo Martins home­na­ge­ou as prá­ti­cas mulhe­res que este ano com­ple­tam cin­co anos na profissão.

Após rea­li­zar seu dis­cur­so de aber­tu­ra Gustavo Martins pediu a todos um minu­to de silên­cio em home­na­gem ao Capitão Michael Watson:

“É com gran­de tris­te­za que infor­mo o fale­ci­men­to súbi­to, no dia 23 de julho, do Capitão Michael Watson, pre­si­den­te da American Pilots Association (APA), que tam­bém pre­si­diu o International Maritime Pilot’s Association (IMPA), no perío­do de 2006 a 2014. Mike foi um for­te defen­sor da nos­sa pro­fis­são e este­ve no Brasil em duas oca­siões: o Seminário Internacional de Praticagem e o Foro Latinoamericano de Prácticos. Defensor das ques­tões que afe­tam o tra­ba­lho dos pilo­tos em todo em todo o mun­do, sua voz com cer­te­za vai fazer mui­ta fal­ta. Faremos ago­ra um minu­to de silên­cio em res­pei­to à sua memó­ria”, finalizou.