Codeba destaca atuação da praticagem na pandemia

Presente no Nordeste Export, o dire­tor-pre­si­den­te da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), Almirante Autran, des­ta­cou a atu­a­ção da pra­ti­ca­gem duran­te a pan­de­mia. A Autoridade Portuária admi­nis­tra três ter­mi­nais no esta­do: os por­tos de Salvador e Aratu, na Baía de Todos os Santos, e Ilhéus, dis­tan­te 117 milhas náu­ti­cas da capi­tal. Na Bahia, duas enti­da­des de pra­ti­ca­gem aten­dem aos navi­os que deman­dam os por­tos da Codeba e os ter­mi­nais pri­va­dos: Bahia Pilots e Salvador Pilots.

– A pra­ti­ca­gem real­men­te é um seg­men­to do setor marí­ti­mo que tem a sua rele­vân­cia, ain­da mais nes­te momen­to de pan­de­mia em que os por­tos foram clas­si­fi­ca­dos como essen­ci­ais. Prova dis­so é que os por­tos não para­ram e não hou­ve pro­ble­ma de desa­bas­te­ci­men­to. A pra­ti­ca­gem tem a sua par­ce­la de con­tri­bui­ção para que isso tenha acon­te­ci­do – res­sal­tou o Almirante. 

No Porto de Salvador, está o úni­co ter­mi­nal de con­têi­ne­res da Bahia e a exper­ti­se da pra­ti­ca­gem tem cola­bo­ra­do para a entra­da de navi­os cada vez mai­o­res. De acor­do com o dire­tor-pre­si­den­te da Codeba, o Tecon está em fase de expansão.

– A meta é con­se­guir se habi­li­tar para rece­ber navi­os de até 400 metros de com­pri­men­to, após dra­ga­gem. Para isso, já está em anda­men­to uma obra para apro­fun­dar o canal e os ber­ços de atra­ca­ção – informou.

O Almirante é um defen­sor da esca­la úni­ca de rodí­zio, regi­me pelo qual o dono do navio não esco­lhe o prá­ti­co que vai pres­tar o ser­vi­ço, inde­pen­den­te­men­te à qual enti­da­de de pra­ti­ca­gem ele per­ten­ça. A medi­da asse­gu­ra a auto­no­mia da ati­vi­da­de em suas deci­sões, que visam à pro­te­ção da comu­ni­da­de e dos inte­res­ses do Estado a bor­do. Ao mes­mo tem­po, ela garan­te a dis­po­ni­bi­li­da­de per­ma­nen­te do ser­vi­ço, essen­ci­al por lei federal.

– A esca­la é uma solu­ção que aten­de. Quem ganha é o usuá­rio e, em últi­ma ins­tân­cia, a soci­e­da­de, por­que as duas enti­da­des de pra­ti­ca­gem da Bahia tra­ba­lham em par­ce­ria e harmonia.

O Nordeste Export é even­to regi­o­nal do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária (Brasil Export) e foi rea­li­za­do nos dias 26 e 27 de outu­bro, com o apoio da Praticagem do Brasil.