Ciaga entre­ga mais uma sala de ensi­no com apoio da Praticagem

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), da Marinha do Brasil, entre­gou, na sex­ta-fei­ra (9/8), mais uma sala de ins­tru­ção em par­ce­ria com a Praticagem do Brasil.

O espa­ço, no Rio de Janeiro, abri­ga o Simulador GMDSS – Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima que reú­ne diver­sos recur­sos de tele­co­mu­ni­ca­ções para o aten­di­men­to da sal­va­guar­da da vida huma­na no mar.

Em pro­ces­so de moder­ni­za­ção, o GMDSS foi implan­ta­do para aler­tar, no menor tem­po pos­sí­vel, auto­ri­da­des em ter­ra e navi­os pró­xi­mos sobre emer­gên­ci­as de socor­ro marí­ti­mo. Todos os navi­os de car­ga com 300 ou mais de arque­a­ção bru­ta, além das embar­ca­ções de pas­sa­gei­ros em via­gens inter­na­ci­o­nais, devem pos­suir os equi­pa­men­tos do GMDSS.

A Praticagem tam­bém é par­cei­ra da Autoridade Marítima nas ati­vi­da­des de bus­ca e sal­va­men­to, empre­gan­do lan­chas nes­sas ações sem­pre que solicitada.

O even­to de inau­gu­ra­ção con­tou com a pre­sen­ça do Comandante do Ciaga, Almirante Viamonte; do Diretor-Presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Prático Gustavo Henrique Alves Martins; do Diretor Técnico do Conapra, Prático Porthos Lima; e de Práticos que com­ple­ta­ram mais um ciclo do Curso de Atualização Para Práticos (ATPR) no Ciaga.

No Centro de Instrução, fun­ci­o­na a Escola de Oficiais de Marinha Mercante (EFOMM), refe­rên­cia na for­ma­ção de Oficiais em Náutica e Máquinas, no Brasil e no exte­ri­or. Além de con­tri­buir com a melho­ria das ins­ta­la­ções de ensi­no no local, a Praticagem apoia pro­je­tos de alu­nos de incen­ti­vo ao espor­te e à men­ta­li­da­de marítima.