Ciaba moder­ni­za sala com apoio da Praticagem

A Unipilot – coo­pe­ra­ti­va que con­gre­ga os 159 Práticos das sete enti­da­des de Praticagem da ZP-01 – patro­ci­nou a refor­ma de uma sala de ins­tru­ção do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).

O espa­ço ganhou novo mobi­liá­rio, pro­je­tor de últi­ma gera­ção e TV para pro­por­ci­o­nar um melhor apren­di­za­do aos alu­nos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

A uni­da­de foi entre­gue, na últi­ma quar­ta-fei­ra (4/12), com as pre­sen­ças do Comandante do 4º Distrito Naval, Almirante Newton; do Comandante do Ciaba, Baptista Santos; do Presidente da Unipilot, Linésio Junior; e do Diretor Financeiro do Conselho Nacional de Praticagem, João Bosco.

A ZP-01 é a mai­or Zona de Praticagem do mun­do e se esten­de por 1.300 milhas náu­ti­cas nos esta­dos do Amapá, Pará e Amazonas. A nave­ga­ção nos rios da região exi­ge o reve­za­men­to de dois Práticos em via­gens que duram até 40 horas.

Em 2017, a Praticagem do Brasil já havia cola­bo­ra­do com o Ciaba, refor­man­do o audi­tó­rio do Centro de Simuladores. No Rio de Janeiro, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) tam­bém já teve algu­mas salas de ensi­no moder­ni­za­das em par­ce­ria com a Praticagem.

Ciaba e Ciaga são as orga­ni­za­ções mili­ta­res res­pon­sá­veis pela for­ma­ção de ofi­ci­ais da Marinha Mercante no Brasil. Ambos os cen­tros de ins­tru­ção abri­gam ain­da a par­te pre­sen­ci­al do Curso de Atualização Para Práticos (ATPR), obri­ga­tó­rio a todos os pro­fis­si­o­nais a cada cin­co anos e coor­de­na­do pelo Conapra por dele­ga­ção da Autoridade Marítima.