ATÉ O DIA 15, ARRANJOS DE EMBARQUE DEVEM SER AVALIADOS

De 1º a 15 de outu­bro, será rea­li­za­da a pes­qui­sa anu­al da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA) sobre os arran­jos de embar­que e desem­bar­que dos navios.

Até lá, prá­ti­cos no mun­do intei­ro devem repor­tar se os dis­po­si­ti­vos de trans­fe­rên­cia uti­li­za­dos estão de acor­do com a regu­la­ção inter­na­ci­o­nal, para sua pró­pria segu­ran­ça pes­so­al. Eles devem fazê-lo por meio do novo App da IMPA: IMPA Safety Survey (Google Play) ou IMPA Survey (Apple App Store).

Para faci­li­tar a iden­ti­fi­ca­ção de irre­gu­la­ri­da­des, a IMPA pre­pa­rou um vídeo em par­ce­ria com a CHIRP Maritime.

Em 2023, 16% dos rela­tó­ri­os envi­a­dos à asso­ci­a­ção apre­sen­ta­ram não con­for­mi­da­des nos arran­jos, sen­do um pro­ble­ma crô­ni­co. Na América do Sul, o per­cen­tu­al ficou em 8,09%, ape­sar da par­ti­ci­pa­ção expres­si­va na pes­qui­sa. Mundialmente, 90,95% dos pro­ble­mas não foram infor­ma­dos às autoridades.

– Precisamos todos nos cons­ci­en­ti­zar sobre a impor­tân­cia do levan­ta­men­to para a nos­sa segu­ran­ça. É a nos­sa vida que está em jogo a cada embar­que e desem­bar­que. Damos uma con­tri­bui­ção rele­van­te, mas temos que melho­rar a qua­li­da­de dos rela­tó­ri­os – res­sal­ta o dire­tor téc­ni­co da Praticagem do Brasil, prá­ti­co Felipe Perrotta.