ATÉ O DIA 15, ARRANJOS DE EMBARQUE DEVEM SER AVALIADOS
De 1º a 15 de outubro, será realizada a pesquisa anual da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA) sobre os arranjos de embarque e desembarque dos navios.
Até lá, práticos no mundo inteiro devem reportar se os dispositivos de transferência utilizados estão de acordo com a regulação internacional, para sua própria segurança pessoal. Eles devem fazê-lo por meio do novo App da IMPA: IMPA Safety Survey (Google Play) ou IMPA Survey (Apple App Store).
Para facilitar a identificação de irregularidades, a IMPA preparou um vídeo em parceria com a CHIRP Maritime.
Em 2023, 16% dos relatórios enviados à associação apresentaram não conformidades nos arranjos, sendo um problema crônico. Na América do Sul, o percentual ficou em 8,09%, apesar da participação expressiva na pesquisa. Mundialmente, 90,95% dos problemas não foram informados às autoridades.
– Precisamos todos nos conscientizar sobre a importância do levantamento para a nossa segurança. É a nossa vida que está em jogo a cada embarque e desembarque. Damos uma contribuição relevante, mas temos que melhorar a qualidade dos relatórios – ressalta o diretor técnico da Praticagem do Brasil, prático Felipe Perrotta.