Assistam ao vídeo

06- No Brasil — mais de 200 anos — Ser Prático — por Gustavo Martins ‑Presidente do CONAPRA from Nivea Francisco on Vimeo.

Com a rubri­ca do Príncipe Regente D. João VI, entrou em vigor o Regimento para os Pilotos Práticos da Barra do Porto da Cidade do Rio de Janeiro, assi­na­do pelo Visconde de Anadia, Secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos.

Foram implan­ta­dos os pri­mei­ros Serviços de Praticagem orga­ni­za­dos no Brasil, que apre­sen­ta­vam carac­te­rís­ti­cas que são pre­ser­va­das até os dias atuais.

Foi defi­ni­da níti­da vin­cu­la­ção dos Serviços de Praticagem com a livre cir­cu­la­ção de mer­ca­do­ri­as, atra­vés da Segurança da Navegação em águas res­tri­tas. Decorrente da neces­si­da­de gera­da pela Abertura dos Portos, outor­ga­da por Carta Régia de 28 de janei­ro de 1808, foi reco­nhe­ci­da a deman­da de ?Pilotos Práticos des­ta Barra, capa­zes e com sufi­ci­en­tes conhe­ci­men­tos, que pos­sam mere­cer a con­fi­an­ça dos Comandantes ou Mestres das embar­ca­ções que entra­rem ou saí­rem des­te Porto?

Fonte: Amigos do Mar