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O webi­nar Dangerous Ladders, ini­ci­a­ti­va da Praticagem do Brasil trans­mi­ti­da via YouTube e Zoom, reu­niu qua­se uma cen­te­na de pes­so­as ao redor do mun­do na sex­ta-fei­ra, 1º de abril.

O prá­ti­co Arie Palmers, que atua na Holanda, apre­sen­tou as prin­ci­pais irre­gu­la­ri­da­des encon­tra­das nos dis­po­si­ti­vos de embar­que e desem­bar­que dos navi­os e o que vem sen­do fei­to para miti­gar a situ­a­ção. Ele lem­brou que este ano três pes­so­as já mor­re­ram: um prá­ti­co em Taiwan e dois ofi­ci­ais de náu­ti­ca na China, que tam­bém podem fazer uso des­sas escadas.

Arie pas­sou a fis­ca­li­zar e cobrar os res­pon­sá­veis sobre o tema após sofrer dois aci­den­tes em 2018. De lá para cá, ele vem con­ta­bi­li­zan­do os pro­ble­mas duran­te seus embar­ques e, até o momen­to, regis­tra 57% dos navi­os em não con­for­mi­da­de com a regulação.

– Imagina se em qual­quer indús­tria 57% do mate­ri­al esti­ves­se irre­gu­lar? – questiona. 

O prá­ti­co, no entan­to, não acha jus­to cul­par mais de 50% das embar­ca­ções por igno­rân­cia da legis­la­ção. Em sua opi­nião, a razão bási­ca para as falhas são a pró­pria regu­la­ção, as exi­gên­ci­as e avi­sos que cer­cam a maté­ria, que, segun­do ele, não apre­sen­tam cla­re­za e são con­tra­di­tó­ri­os. Ele dis­se que o pró­prio pos­ter edu­ca­ti­vo da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), afi­xa­do no pas­sa­di­ço dos navi­os, con­tém inco­e­rên­ci­as que estão sen­do cor­ri­gi­das com a sua colaboração.

Além dis­so, acres­cen­tou, a mai­o­ria dos prá­ti­cos aca­ba embar­can­do de qual­quer for­ma para cum­prir o ser­vi­ço e difi­cil­men­te faz rela­tó­ri­os às autoridades.

– Se nós esco­lher­mos não fazer nada, todo ano de três a cin­co pes­so­as vão mor­rer em arran­jos de embar­que irre­gu­la­res – advertiu.

Em para­le­lo à cobran­ça pelo avan­ço na regu­la­ção, Arie acre­di­ta que a expe­ri­ên­cia mos­tra que o melhor a fazer não é apon­tar cul­pa­dos, mas, sim, trei­nar as tri­pu­la­ções, expli­can­do o que é cer­to e erra­do na ins­ta­la­ção das esca­das. Recentemente, a IMPA lan­çou um guia para os marí­ti­mos e as empre­sas de nave­ga­ção, em par­ce­ria com a International Chamber of Shipping (ICS).

– Todo mun­do a bor­do quer fazer o seu tra­ba­lho o melhor pos­sí­vel – observa.

A live com­ple­ta está no canal no YouTube da Praticagem do Brasil. A apre­sen­ta­ção foi do dire­tor téc­ni­co do Conselho Nacional de Praticagem, prá­ti­co Marcio Fausto.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=5xf7sBP7zvM