Praticagem da Bacia Amazônica é acionada pela Capitania dos Portos do Amapá para realizar o serviço de Busca e Salvamento.

No dia 29 de março de 2017 a Praticagem da Bacia Amazônica recebeu chamado da Capitania dos Portos do Amapá – CPAP, para integrar-se a Busca e Salvamento de uma pequena embarcação, à deriva no Rio Amazonas.

A lancha da Praticagem, “BAP CAVIANA” iniciou o trabalho de busca, tendo a bordo militares da CPAP, além de sua tripulação de segurança.

Próximo ao farol da ilha de Santana, foi encontrada a embarcação, com quatro pessoas a bordo, emocionalmente abalados devido à desgastante situação de risco, tendo sido salvos pela tripulação da lancha de praticagem, que os conduziu até o trapiche.

A Praticagem do Brasil muito se orgulha de participar das ações de Busca e Salvamento, sempre que acionadas pela Autoridade Marítima do Brasil, no estrito dever legal do contido na lei nº 7.203 de 03 de julho de 1984.

Mensagem da Praticagem para o Dia Internacional da Mulher

Parabéns, Mulheres!

Nesta quarta-feira, 8/3, comemora-se o dia Internacional da Mulher. E o Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA) não poderia deixar de homenagear todas as mulheres, em especial aquelas que diariamente trabalham em prol da Praticagem do Brasil.

Se em terra as mulheres conquistam cada vez mais, com expertise em suas funções, posições e cargos cada vez mais altos, seja no Governo ou em empresas privadas, no mar não poderia ser diferente, com atuações fundamentais na Marinha de Guerra, por exemplo, na Marinha Mercante, e, claro, na Praticagem.

A homenagem nesta data é para as mulheres, mas a Praticagem do Brasil é quem agradece por contar com a maestria, força e determinação delas que enfrentam o dia a dia de trabalho dinâmico e árduo, seja em alto mar, seja a bordo dos navios ou em funções administrativas, com excelência.  Vocês são fundamentais para que o serviço de Praticagem seja realizado com primor, garantindo a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a preservação do meio ambiente.

O CONAPRA parabeniza a todas e deseja cada vez mais conquistas e resultados na Praticagem do Brasil.

Praticagem São Paulo inaugura Sala no CIAGA completamente remodelada

O Prático Nilson Ferreira dos Santos – Presidente da Praticagem São Paulo (ZP 16) e o Almirante FALCÃO (Superintendente de Ensino do CIAGA) descerram a placa de inauguração da sala F-104, na presença do Diretor-Presidente do CONAPRA, Prático Gustavo Martins, do Prático Paulo Barbosa – Presidente do Sindicato dos Práticos de São Paulo (ZP 16) e dos Práticos Instrutores Bruno Tavares, Souza Filho e Alunos da turma 01/2017 do ATPR.

A sala foi completamente reformulada sob o patrocínio da PRATICAGEM SÃO PAULO (ZP 16), tendo sido dotada com modernos recursos instrucionais, computador, projetor e tela automática elétrica, além de receber novo ar condicionado, novas cortinas, novo piso cerâmico e novas instalações elétricas e de rede.

Com esta reformulação, os alunos da EFOMM terão a oportunidade de aproveitar novas instalações e os professores e instrutores do CIAGA terão a sua disposição recursos instrucionais no estado da arte.

Diretor-Presidente do CONAPRA – Gustavo Martins participa da inauguração de Mostra no Museu Naval

A Mostra “Navios que fizeram História”, exposição de fotografias de navios do século XX, foi inaugurada dia 06 de março, no Pátio D’armas do Museu Naval com a presença do Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho – Diretor de Portos e Costas, o Vice-Almirante José Carlos Mathias – Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, o CLC Álvaro José de Almeida Junior – Presidente do CCMM e o Diretor-Presidente do CONAPRA – Gustavo Martins.

Com o patrocínio do Conselho Nacional de Praticagem – CONAPRA, do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – SINDMAR, do Instituto de Ciências Náuticas – ICN e do Centro dos Capitães da Marinha Mercante – CCMM a Mostra acontece no período de 06 de março a 09 de abril de 2017, no Museu Naval, localizado em um prédio centenário na rua Dom Manuel, 15, Centro, Rio de Janeiro, podendo ser visitada das 14h às 17h.

A Mostra reúne 36 fotos, a maioria selecionada do acervo do capitão de longo curso (CLC) da Marinha Mercante Carlos Eugênio Dufriche (1936-2015). Nas fotografias expostas estão as de embarcações da época da II Guerra Mundial, super tanques, cargueiros e transatlânticos, entre outras.