Infartado em alto mar, pescador é salvo pela praticagem

O pescador Efrísio Cardoso, de 65 anos, foi salvo pela praticagem de Barra do Rio Grande (RS), na manhã desta quarta-feira (28/09), depois de sofrer infarto quando navegava a mais de 50 quilômetros da costa. Por volta das 8h10, um chamado da Autoridade Marítima pelo rádio colocou em alerta a Zona de Praticagem da Barra do Rio Grande (ZP-19). Era o pedido de socorro para o barco de pescadores, que estava com um tripulante em estado grave.

A lancha Praticagem Pilot Boat 1 partiu para o salvamento por volta das 9h, pilotada pelo mestre Wiliam e o marinheiro Alcino, tendo ainda a bordo a médica da Marinha Fátima Vieira e a enfermeira Tatiana Coreia e todos os equipamentos de salvamento previstos em caso de emergência. Por volta das 10h50, o pescador foi levado em ambulância da Marinha para a Santa Casa de Rio Grande, onde recebeu os cuidados hospitalares.

“A agilidade no resgate ajudou a salvar mais uma vida”, comentaram as autoridades do 5º Comando Naval.

Segundo relato do Comandante Pedro Luppi, secretário executivo da ZP 19, o barco dos pescadores estava a mais de 50 quilômetros distante da costa, mas a distância não causou nenhum prejuízo à vítima, que recebeu atendimento médico, oxigênio e soro até a chegada ao porto, onde uma ambulância da Marinha fez o transporte do pescador até o hospital.

Luppi lembrou que esta é a segunda vez este ano, que a Praticagem da Barra do Rio Grande socorre pessoas em perigo. Em fevereiro último, o pedido de socorro veio do barco de pescadores Carlos Ávila I, que estava com um tripulante gravemente ferido.

A lancha usada nas duas operações possui todos os equipamentos necessários para a realização de salvamentos e primeiros socorros. Desde luvas e equipamentos médicos até o sistema automático de identificação de embarcações (AIS), usado para localizar navios distantes da costa e que não podem ser vistos a olho nu. “Essa lancha alcança vinte e seis nós em velocidade máxima”, informou o comandante Pedro Luppi.

veja mais fotos no Flickr do Conapra

veja mais fotos no Flickr do Conapra

Veja mais fotos no flickr do Conapra

Gustavo Martins será palestrante no debate “Sistema de dragagem dos portos brasileiros e segurança dos acessos aquaviários”

O Diretor-Presidente do CONAPRA, Gustavo Martins será palestrante, no debate “Sistema de Dragagem dos portos brasileiros e segurança dos acessos aquaviários”

que se realizará no próximo dia 04 de outubro de 2016, às 11 horas no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães – INTERLIGS – Senado Federal – Brasília-DF.

cartaz-painel-ilb

painel-ilb

 

Conapra realiza primeira turma de 2016 do ATPR em Belém – PA

Foi realizada, entre 22 e 26 de agosto, a turma 01 Belém/2016 do Curso de Atualização para Práticos – ATPR, nas dependências do Centro de Simuladores do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar – CIABA, que contou com 15 Práticos Alunos oriundos de zonas de praticagens das regiões norte e nordeste.

A realização de turmas do ATPR no CIABA leva ao norte do país a oportunidade de um percentual significativo dos Práticos em atividade nas zonas de praticagem daquela área se beneficiarem por poderem cursar sem ter que vir ao Rio de Janeiro e constituía antiga intenção do CONAPRA que se tornou realidade com a implementação do Centro de Simuladores daquele Centro de Instrução e com a aprovação de 2 turmas pela DPC no PREPOM/2016.

Naturalmente, a movimentação de toda estrutura de coordenação do curso e de palestrantes para Belém representa um custo significativamente mais alto em comparação ao custo da realização do curso no Rio de Janeiro. No entanto o resultado demonstrou que valeu a pena levar adiante a iniciativa.

O único representante local entre os palestrantes foi o instrutor do CIABA 1º Oficial de Náutica João Paulo Purificação Alves, que se desincumbiu de maneira brilhante ao ministrar palestra e realizar exercícios sobre ECDIS e BRM, tendo sido bastante elogiado por todos os Práticos Alunos. Foram realizados de exercícios de situações de emergência com a participação e colaboração de analistas, servidores civis e militares, e pessoal de apoio do Centro de Simuladores.

As atividades da turma foram conduzidas pelos Práticos Instrutores João Bosco de Vasconcelos e Claudio da Silva França.

20 Turma

1- DOUGLAS BURTET (Palestrante) 2- Tenente GONÇALVES (Enc. Simulador) 3- Prático BELTRÃO 4- Prático Instrutor CLAUDIO FRANÇA 5- Prático BERNARDES 6- Prático PEDRO PARENTE 7- CMG FABIO (Comandante do CIABA) 8- Prático COELHO 9- Prático Instrutor BOSCO 10- Prático VINICIUS 11- Prático TOCANTINS 12- Prático DEAMES 13- Prático TAKIMOTO 14- Prático PIERONI 15- Prático RALPH 16- Prático FRANCISCO MACHADO 17- Prático FRANCISCO SALGADO 18- Prático HERCULES 19- Prático MARCO MACHADO 20- Prático PAULO SALGADO 21- NASCIMENTO (Gerente Técnico)

Turmaposição3

Veja mais fotos no Flickr do CONAPRA