Praticagem de São Paulo Implantará o Sistema ReDraft

Assista ao Vídeo explicativo sobre o novo software de auxilio a navegação.

Nova tecnologia vai otimizar movimentação no Porto de Santos

Por iniciativa da Praticagem de São Paulo, o Porto de Santos contará a partir dessa semana com um novo sistema tecnológico que será colocado à disposição do Porto e de seus usuários. O sistema, denominado ReDraft, foi concebido com exclusividade para o terminal de Santos com apoio financeiro da Praticagem local. O objetivo do sistema é otimizar a movimentação dos navios que chegam e partem do porto, com o máximo de segurança. O presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Gustavo Martins, comemorou a iniciativa e disse que a Praticagem de Santos dá um exemplo de inovação e proatividade. “Onde o poder público falha é preciso que usemos de nossa criatividade e iniciativa para suprir as falhas”, disse Martins.  A cerimônia de lançamento do ReDraft será na próxima terça-feira (dia 28/06), na sede da Praticagem de São Paulo, às 15h.

“Segurança e eficiência operacional na definição de calado”

O sistema ReDraft, avalia as condições ambientais e calcula o calado máximo seguro segundo as principais regulamentações nacionais e internacionais (ABNT, PIANC, USACE) garantindo assim eficiência e segurança à operação.

Suas principais características são:

– Cálculo dos afundamentos máximos nas condições do canal de acesso, desde o fundeadouro até o berço de atracação;

– Verificação automática dos critérios e regulamentações nacionais e internacionais para definição do calado máximo;

– Integração em tempo real com sistema de monitoramento de condições ambientais, tanto medição física quanto modelos meteoceanográficos;

– Planejamento de janelas de operação com base na maré e previsões das condições metereológicas;

– Geração de relatórios de monitoramento e controle;

– Permite integração completa com sistema de monitoramento e otimização de amarração Medusa (Mooring Design System)

novo sistema1
efeito squat
efeito balanço
efeito caturro
calado real

 

Diretor Presidente do CONAPRA inaugura sala no CIAGA

O Diretor-Presidente do CONAPRA Gustavo Martins, e o Comandante do CIAGA, Almirante Lourenço, inauguraram a sala D-104 naquele Centro de Instrução, com a presença do Diretor-Técnico Souza Filho e dos Práticos Instrutores e alunos da turma 05/2016 do ATPR.

A sala foi completamente reformulada, tendo sido guarnecida com modernos recursos instrucionais, computador, projetor e tela automática elétrica, além de receber novo ar condicionado, novas cortinas, novo piso cerâmico e novas instalações elétricas e de rede.

Com esta reformulação, os alunos da EFOMM terão a oportunidade de aproveitar novas instalações e os professores e instrutores do CIAGA terão a sua disposição recursos instrucionais no estado da arte.

Assista a saudação do prático Souza Filho no Canal CONAPRA

Fotos do coquetel e inauguração da Sala CONAPRA no CIAGA


IMG_1198
IMG_1200m
IMG_1217m
IMG_1189m
IMG_1201m