O presidente do CONAPRA, Gustavo Martins esteve em visita à PROA e Manaus Pilots

Na foto da esquerda para direita, Luiz Antonio Oliveira de Jesus, Gustavo Martins, Rubson Viana Lima, José Benedito de Oliveira Silva e Laercio Augusto Nascimento Negrão.

O presidente do CONAPRA, Gustavo Martins esteve em Manaus no dia 18 de maio, em visita a entidades de praticagem da ZP-02. Gustavo elogiou a estrutura e organização das empresas que servem com segurança a região com seus serviços pautados na excelência do trabalho dos Práticos. As empresas PROA e Manaus Pilots estão localizadas no Amazonas, elas mantém em operação contínua estações de praticagem nas cidades de Manaus e Itacoatiara, com toda a infra-estrutura necessária de apoio aos Serviços de Praticagem com atalaias completas para comunicações e coordenação de tráfego marítimo, e embarcações de grande porte.

Praticagem apoia regata em homenagem ao Herói Pernambucano

Primeira edição da Regata Prático Nelcy Campos foi patrocinada pela Praticagem de Pernambuco (Pernambuco Pilots). Valor arrecadado com inscrições foi doado para Associação dos Surdos de Pernambuco.

No último dia 21 de maio, mais de cinquenta barcos saíram do Marco Zero do Recife, no Bairro do Recife Antigo, seguiram até a Praia de Boa Viagem e retornaram ao ponto de partida. Esse foi o percurso da Regata Prático Nelcy Campos, uma homenagem àquele considerado um herói pernambucano contemporâneo. Há 31 anos, o prático da barra salvou a capital pernambucana de uma tragédia, ao rebocar para alto mar um navio carregado de combustível, que estava em chamas e poderia explodir o parque de tancagem do Porto do Recife.

A Regata contou também com a presença do Nadador Pernambucano Luís Silva, atleta paraolímpico recordista de medalhas. O valor das inscrições de cada participante foi doado para a Associação dos Surdos de Pernambuco, entidade que atua para melhorar a vida dos portadores de deficiência motora, por meio de apoio e incentivo à prática de esportes. Às vésperas da realização da paraolimpíada no Brasil, a doação serve de estímulo para que outros atletas paraolímpicos possam surgir no cenário nacional.

Para o Diretor-presidente do Conapra, Gustavo Martins, “é importante que as Praticagens promovam ações regionais, como a regata, com o objetivo de sensibilizar sociedade local sobre a importância do papel do prático em temas nacionais como meio ambiente, desenvolvimento econômico e segurança.”

A prática de atividades náuticas sempre despertou grande interesse nas pessoas, até mesmo quando são realizadas de forma não competitiva, como expedições e aventura das famílias Schurmann e Amir Klink. O apoio aos deficientes motores também materializa a crença e o propósito do Prático Nelcy Campos, que sempre contribuiu anonimamente para o desenvolvimento de soluções que permitissem mais acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Aberta a todos os tipos de barcos das classes de Oceano, a competição é válida para o Campeonato Pernambucano de Velas, esporte no qual o Brasil possui mais títulos mundiais e medalhas olímpicas do que todas as outras modalidades. A regata Prático Nelcy Campos já é considerada uma das mais importantes provas oceânicas, reunindo os principais velejadores do estado. Esta edição foi promovida pela Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar) e pela Frotilha Recifense de Veleiros de Oceano (Frevo), com apoio do Cabanga Iate Clube, Armazéns do Porto, Associação Comercial de Pernambuco e Porto do Recife.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do evento

Moção de Congratulações em justa homenagem aos profissionais da Praticagem de Santos

Justa Homenagem

A Câmara Municipal de Guarujá aprovou Moção de Congratulações em homenagem aos profissionais da Praticagem de Santos que ajudaram no salvamento de uma senhora e seu cachorro, no dia 27 de março último. A moção foi aprovada um dia após ocorrer o acidente.

A motorista, uma mulher de 69 anos, estava com um cão no interior do veículo quando o automóvel caiu no mar, mas graças à agilidade práticos ambos saíram ilesos do acidente.

“Com o dever de homenagear essa classe, venho a essa casa de Leis parabenizar os profissionais ocupantes da embarcação, que com muito brilhantismo e coragem socorreram uma senhora a qual caiu com seu veículo no canal do estuário entre Santos e Guarujá”, escreveu em seu requerimento o vereador Geraldo Soares Galvão (DEM/SP).

Estavam na embarcação o Mestre Luiz Carlos de Oliveira, os Práticos Marcos da Luz Alves e Guilherme Kotarba Spomberg, e a Praticante Pryscila Midory Noguchi Barbosa.

O deputado Soares Galvão disse ainda que a homenagem traduziu o reconhecimento à categoria dos Práticos que rotineiramente adotam condutas heroicas, mostrando valor e carinho à uma das mais antigas profissões do mundo.

“Uma marca da Praticagem é a participação humanitária de salvamento. Nosso trabalho diuturno nos permite estarmos atentos a situações de emergência”, disse o assessor executivo da Praticagem de Santos, Jorge Marcos Matusevicius.

 

 

Sobre o CONAPRA:

O CONAPRA é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que congrega os Práticos brasileiros, tendo por finalidade representá-los junto a todas as Autoridades Governamentais e entidades representativas de setores do meio marítimo nas questões ligadas às praticagens.

Através de Delegação de Competência da Diretoria de Postos e Costas – DPC (Portaria 0072 de 03/12/1998) o CONAPRA foi incumbido de realizar as inspeções e laudos periciais necessários à homologação de lanchas de praticagem, promover homologação da habilitação operacional de suas tripulações e a homologação das Atalaias.

A entidade é reconhecida pela Autoridade Marítima (Portaria 0031 de 24/04/2000) como Órgão de Representação Nacional de Praticagem, com tarefas específicas previstas na Normam-12 (Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem) e em Portarias da DPC.

No campo internacional o CONAPRA é associado da IMPA, International Maritime Pilots’ Association, exercendo uma das Vice-Presidências dessa associação internacional.

 

Práticos resgatam embarcação à deriva com crianças a bordo no rio Amazonas

A operação de salvamento de náufragos pela Praticagem do Amapá repercutiu de forma positiva em diversos veículos de comunicação, inclusive na TV.