Otavio Fragoso

Prático brasileiro, vice-presidente sênior da IMPA, discursa em evento no Oriente Médio

 Otavio Fragoso

Otavio Fragoso, vice-presidente sênior da International Maritime Pilots’ Association

O evento paralelo ao Dia Marítimo Mundial já faz parte do calendário oficial da IMO. O Brasil foi sede da comemoração em 2007, quando o encontro aconteceu em Salvador. Em 2012 a organização escolheu o Reino de Bahrain para sediá-lo. Durante os dias 17 e 18 de outubro autoridades, membros de associações e representantes da indústria marítima internacional reuniram-se no Ritz Carlton Hotel para falar sobre temas relacionados aos avanços da segurança da navegação desde o acidente com o navio Titanic.

Sempre presente ao evento, a IMPA foi convidada pela primeira vez para ministrar palestra sobre segurança e praticagem. Depois dos discursos do ministro dos Transportes de Bahrain, Kamal bin Ahmed Mohammed, do secretário-geral da IMO, Koji Sekimizu, e do presidente do Comitê de Segurança Marítima (MSC) da IMO, Christian Breinholt, coube a Otavio Fragoso, vice-presidente sênior da International Maritime Pilots’ Association, representá-la apresentando a visão da associação sobre o assunto.

Discurso Otavio Bahrain (inglês) by Conselho Nacional de Praticagem

A arte de manobrar navios – Manobrabilidade tema da palestra de Arthur De Graauw

O Diretor do Centro de Treinamento Port Revel, na França, Arthur De Graauw ministrou palestra sobre manobrabilidade no 38º Encontro Nacional de Praticagem, realizado de 6 a 9 de novembro de 2012 em Porto de Galinhas, Pernambuco.
Leia mais