Congresso da IMPA em Londres 2012

O UKMPA convida para o 21° Congresso da International Maritime Pilots Association – IMPA, a se realizar em Londres, entre os dias 24e 28 de setembro de 2012, no Hotel Grange, situado no centro de Londres com vista para a Catedral St Pauls.

A agenda do congresso incluirá uma recepção de boas vindas, apresentações de especialistas, palestras específicas de interesse dos Práticos, exposições sobre recentes inovações e um jantar de gala sedo uma grande oportunidade para os Práticos interagirem com os colegas profissionais de todo o mundo e apreciarem os mais belos lugares que a cidade anfitriã de Londres tem para oferecer.

Leia mais em http://www.impa2012.com/

IMO aprova mudanças em Escada de Prático

A classe, representada pela International Maritime Pilots’ Association, pôde comemorar durante a 27ª assembléia geral da IMO, realizada entre 21 e 29 de novembro de 2011, em Londres, grande conquista para a categoria. Formalmente aprovou-se a decisão do MSC (Comitê de Segurança Marítima) de acordo com o Solas V/23 e a Resolução A.1045 (27) da IMO no que diz respeito aos procedimentos necessários ao embarque do prático, atualizando e aprimorando aspectos relacionados a seu transbordo.

Leia mais em: http://pt.scribd.com/doc/84133891/Rumos-35-Internet

Rebocadores Portuários

Rebocadores PortuáriosCom base em minuciosa pesquisa e sob a ótica de vasta experiência em manobra de navios, esta obra apresenta a mais completa fonte de informações, em nosso idioma, a respeito do tema REBOCADORES, instrumentos imprescindíveis à segurança da navegação.

Aqui encontramos a descrição de cada tipo, os aspectos preponderantes de suas formas de atuação e os fatores externos que as influenciam.

O livro ainda aborda o embasamento técnico para a escolha dos rebocadores, que sempre busca a solução do compromisso com a segurança, sem perder de vista os interesse comerciais.

Elaborado especialmente para orientar os Práticos, o trabalho é leitura recomendada também para Comandantes de navios e Mestres de rebocadores, tripulantes vinculados às respectivas manobras, Armadores, Agentes, equipes de Órgãos de normatização e julgamento de fatos de navegação, Advogados e Peritos especializados na área, podendo ser de interesse do público leigo que queira conhecer melhor a matéria.

Publicação e edição: Conselho Nacional de Praticagem

Para adquirir: conapra@conapra.org.br

FlaPrac se realizará no Brasil em 2013

Durante o VI Foro Latinoamericano de Práticos que ocurreu em outubro/2011 em Puerto La Cruz, Venezuela, ficou decidido que o próximo Foro se realizará no Brasil.

FlaPrac 2011: La ‘Declaración de Puerto de la Cruz’

El VI Foro Latinoamericano de Prácticos ocurrió en la ciudad venezuelana de Puerto de la Cruz, en octubre de 2011. Estuvieron en el evento representantes de Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Ecuador, Panamá, Perú, Uruguay y Venezuela y delegados de Estados Unidos, Canadá y de la IMPA. En la ocasión fue firmada la ‘Declaración de Puerto de la Cruz (PDF)’.

Leia mais em http://www.flaprac.org