Empoderar as mulheres beneficia toda a comunidade marítima

“Este ano, a Organização Marítima Internacional (IMO) traz como tema do Dia Marítimo Mundial “Empoderando Mulheres na Comunidade Marítima” – uma oportunidade de despertar consciência para a igualdade de gênero, um dos objetivos da agenda de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030.

O Dia Marítimo Mundial é tradicionalmente celebrado em setembro, mas conta com eventos e atividades realizados ao longo do ano. Portanto, nada mais apropriado do que lembrar do esforço da IMO nesse Dia Internacional da Mulher. Todas as organizações ligadas à IMO são encorajadas a destacar o tema entre seus pares em 2019. E o Conapra integra a Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), voz dos Práticos na IMO.

Nós, da Praticagem, levantamos a bandeira da igualdade todos os dias, promovendo um ambiente no qual elas se identificam, independentemente de função. Temos mulheres entre operadores de atalaia, tripulantes das nossas lanchas e pessoal administrativo. E, em 2015, comemoramos cinco anos do ingresso delas como Práticos, ocasião em que foram homenageadas no 39º Encontro Nacional de Praticagem, em Brasília.

Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer na sociedade como um todo. A indústria da navegação sempre foi dominada por homens e só na Praticagem estamos falando de um histórico de 210 anos de regulamentação no Brasil. Mas, para o bem do setor, isso está mudando.

Como frisou a própria IMO no lançamento do tema deste ano, empoderar as mulheres torna as economias mais prósperas, estimula o desenvolvimento e beneficia a comunidade marítima global na busca por uma navegação mais segura, limpa e sustentável.

Parabéns a todas!”

Gustavo Martins, Diretor-Presidente do Conapra