Conapra e Fenapráticos presentes na solenidade de transmissão de cargo de Comandante da Marinha

A Praticagem do Brasil prestigiou, na última quarta-feira (9/1), em Brasília, a solenidade de transmissão de cargo de Comandante da Marinha ao Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.

Estiveram presentes o Diretor-Presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Prático Gustavo Martins; o Diretor Institucional da Fenapráticos, Prático Moacyr Antonio; o Vice-Presidente da Fenapráticos, Prático Marcelo Cajaty; e os Assessores do Conapra Wilson Cruz e Marcus Vinícius.

O evento foi realizado, no Clube Naval de Brasília, com a participação de diversas autoridades, entre elas o presidente da República, Jair Bolsonaro, que presidiu a cerimônia.

Almirante Ilques estava à frente do Estado Maior da Armada desde setembro de 2017 e assume o cargo de Comandante da Marinha no lugar do Almirante Leal Ferreira. Natural de Ribeirão Preto (SP), durante a sua brilhante carreira ocupou cargos importantes na instituição, entre eles o de Diretor de Portos e Costas, responsável por todas as normas e atividades destinadas a garantir a segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção à poluição hídrica.

Imagem: José Cruz / Agência Brasil  

– Nós, da Praticagem do Brasil, saudamos o Almirante Leal Ferreira pela forma cordial e amiga no trato dos assuntos vinculados à Praticagem, nesse tempo em que permaneceu no cargo de Comandante da Marinha. E, ao  Almirante Ilques, desejamos sucesso no enfrentamento dos grandes desafios na Direção do Comando da Marinha. Somos aliados da Marinha do Brasil no cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. A interlocução entre as instituições é fundamental para isso e sempre foi de alto nível. O resultado é o baixíssimo índice de acidentes na navegação – destacou o Diretor-Presidente do Conapra.