Campanha de segurança da IMPA vai até 14 de outubro

Práticos do mundo inteiro já podem contribuir com a campanha anual da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), que vai até 14 de outubro em http://survey.impahq.org/.

Em 2017, o Brasil foi o país que mais enviou informações sobre o estado dos arranjos de embarque e desembarque das embarcações, que, apesar de toda a sua importância para a segurança do prático, apresentaram 16% de não conformidades.

O Diretor Técnico do Conapra, Prático Porthos Lima, acredita que a Praticagem do Brasil vai superar o número de contribuições, já que poderá também ser utilizado o aplicativo “No Rumo Certo” para o envio das informações:

– Essa campanha é fundamental porque visa a conscientização dos práticos sobre a importância de os arranjos estarem corretamente instalados e conservados para a nossa segurança.

Disponível para os sistemas iOS e Android, o app “No Rumo Certo” permite ao prático brasileiro mandar dados sobre os equipamentos de embarque e desembarque o ano inteiro, não somente durante a campanha da IMPA. As informações armazenadas ficam disponíveis para consulta de toda a Praticagem no celular.

Este ano, o Conapra lançou ainda um vídeo de treinamento sobre as regras desses arranjos e dos procedimentos nas operações de transferência, para que mestres e marinheiros das lanchas de prático possam auxiliá-lo na verificação dos dispositivos.