Diretor do Conapra é reeleito vice-presidente da Associação Internacional de Práticos

O Prático Ricardo Falcão, que atua na ZP-01- Estado do Amapá, a maior zona de praticagem do mundo, foi reeleito para mandato de quatro anos como vice-presidente da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA).

A eleição ocorreu na última segunda-feira (23/4), no 24° congresso da entidade, em Dakar (Senegal). Simon Pelletier (Canadá) também se manteve como presidente. Já o vice-presidente executivo será Jean-Philippe Casanova (França). Completam a diretoria: John Pearn (Reino Unido), Jason Choi (Coreia), Oumar Dramé (África do Sul) e Alvaro Moreno (Panamá).

A IMPA, à qual o Conapra é filiado, reúne associações de praticagem do mundo inteiro.O objetivo é trocar experiências, buscar soluções para problemas comuns e representar os práticos na comunidade marítima mundial, especialmente na Organização Marítima Internacional (IMO), que regulamenta os procedimentos no mar.

A principal preocupação da IMPA é com a segurança do prático no embarque e desembarque nas embarcações, além de manobras seguras, que salvaguardam vidas e pretegem o meio ambiente hídrico. Por isso, anualmente a associação promove uma campanha sobre embarque de prático nos navios e discute diversos temas sobre segurança. Este ano, o Conapra reforçou este esforço ao lançar um vídeo sobre os equipamentos e os cuidados nas operações de transferência de práticos. O material já foi compartilhado com colegas estrangeiros em três idiomas.