Diretor do Conapra representa o Brasil no 52° Encontro da EMPA

A Praticagem do Brasil esteve representada no 52° Encontro Geral da EMPA (European Maritime Pilots Association), organização que reúne cinco mil práticos de 25 países europeus. O evento aconteceu na Antuérpia (Bélgica), de 11 a 13 de abril, e teve como tema: “Educação e Treinamento – Como melhorar a atratividade das carreiras na Economia Azul”. Além do Brasil, estiveram presentes cerca de oitenta práticos de 17 nações europeias, autoridades do setor portuário e estudantes da Academia Marítima da Antuérpia.

Na sessão aberta, o diretor técnico do Conapra, prático Porthos Lima, fez uma exposição sobre o Programa de Atualização de Práticos (ATPR) brasileiro, que tem notória excelência e é coordenado desde 2005 pelo Conapra, por delegação da Autoridade Marítima. Após a palestra, ele respondeu a perguntas e participou de um painel com mais dois palestrantes.

A Vice-Presidência da EMPA divulgou e elogiou a iniciativa do Conapra de produzir um vídeo de segurança sobre os equipamentos e os cuidados nas operações de transferência de práticos. O material foi distribuído em pen drive com versões do vídeo com legendas em inglês, francês e espanhol.

Terminada a sessão, o Conselho Técnico da EMPA se juntou para uma reunião de trabalho e o prático Porthos Lima foi convidado a participar e opinar sobre os temas em pauta. Entre os principais assuntos debatidos destacaram-se: a elaboração de uma recomendação da EMPA para que todas as praticagens europeias cumpram a Resolução A-960 da IMO (Organização Marítima Internacional) e a discussão de medidas preventivas para evitar acidentes no embarque e no desembarque de práticos.

Durante sua estadia na cidade, o prático Porthos também visitou a Estação VTS (Serviço de Tráfego de Embarcações) do Porto da Antuérpia, um simulador de manobras e a estação de praticagem.