Semana Nacional do Doador de sangue

Diretor-presidente do Conapra é homenageado na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O diretor-presidente do Conapra, o prático Gustavo Martins, foi um dos homenageados pelo Hemorio durante a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em solenidade no prédio do Hemorio, no centro da capital fluminense, recebeu um certificado de reconhecimento por sua importância social como doador voluntário de sangue.

Ele foi lembrado por ser um frequente doador de sangue por aférese, uma forma em que apenas plaquetas são coletadas. Por ser um tipo diferente, ela permite que haja um intervalo menor entre doações. Por isso, Gustavo Martins vai ao Hemorio a cada dois meses.

– O doador de sangue é um anônimo que não se preocupa com o reconhecimento. Mas é importante observar a quantidade de pessoas que participam e querem ajudar o próximo e salvar vidas.

O diretor-presidente do Conapra lembrou que os práticos também têm a solidariedade como uma característica de seu trabalho. Não é incomum vê-los ajudando com resgates, salvamentos e buscas em rios e na costa ao longo de todo o país.

– A todo momento somos chamados em diferentes cantos do Brasil, para ajudar com salvamentos, transporte de feridos, buscas de tripulações perdidas etc. Os práticos são muito dedicados ao trabalho e sempre que possível estão se voluntariando para ajudar o próximo também.

A Semana Nacional do Doador Voluntário tem como objetivo encher as bolsas de sangue para o fim do ano, fortalecendo o atendimento rotineiro da população e em eventuais emergências e acidentes. A ação faz parte ainda da Semana da Saúde, um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil, que tem como uma de suas missões promover a importância desse ato de solidariedade. Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Participe!

O Hemorio está aberto todos os dias das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca 8, no Centro do Rio de Janeiro. É preciso ter entre 16 e 69 anos, mais de 50kg, estar bem de saúde e apresentar documento de identidade original.