Diretor técnico do Conapra apresenta modelo de capacitação brasileiro em Fórum Latino-Americano 

A praticagem brasileira marcou presença no IX Fórum Latino-Americano de Práticos, em Buenos Aires. Uma das palestras foi do diretor técnico do Conselho Nacional de Praticagem, o prático Porthos Lima, que falou sobre o Curso de Atualização para Práticos (ATPR), realizado pelo Conapra em ciclos desde 2005, por delegação da Autoridade Marítima.

Durante sua apresentação, Porthos Lima apresentou a estruturação do modelo de capacitação brasileiro, sua execução e o gerenciamento de sua parte presencial. Além disso, demonstrou o aplicativo para iPad utilizado para estudo e auxílio na parte a distância do curso.

O IX Fórum Latino-Americano de Práticos teve representantes de Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. O evento, criado em 2004 durante o XVII Congresso da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), em Istambul, tem como objetivo o intercâmbio de informações entre cada praticagem nacional. O Brasil contou com cinco palestrantes, além da presença do diretor-presidente do Conapra, o prático Gustavo Martins.

http://www.flaprac.org