O evento “Atividades Portuárias no Brasil”, composto por duas palestras “Avanços e Retrocessos na Regulação do Transporte Marítimo e Portos (2001-2017) ” e “O Futuro da Praticagem” ministradas pelo prof. Osvaldo Agripino e o prático Gustavo Martins

Na noite de (18/5), a segunda palestra do evento Encontro Acadêmico sobre Atividades Portuárias no Brasil, o Diretor-Presidente do CONAPRA, o Prático Gustavo Martins, ministrou com o tema “O Futuro da Praticagem” palestra que reforça a visão da categoria sobre a importância do planejamento dos acessos portuários para que no futuro o país atenda com eficiência a crescente demanda sem prejuízos para o setor.

O evento, realizado no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina, parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (PET/UFSC), contou com a participação dos senhores, Luís Carlos Cancellier, atual Reitor da universidade, Áureo Moraes, professor de jornalismo e atual chefe de gabinete e o Prof. Claudio Zimmermann, Chefe do Depto de Engenharia Civil.

Antes das palestras foi executado o Hino Nacional e a abertura coube ao Reitor daquela instituição fazer as honras da casa.

A primeira palestra “Avanços e Retrocessos na regulação do Transporte Marítimo e Portos (2001-2017)” foi proferida por Osvaldo Agripino de Castro Junior, Professor de Mestrado em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (UFSC) e do Mestrado e Doutorado em ciência Jurídica da Univali, Pós-Doutor em regulação de Transportes (KSS-Havard University) e advogado sócio da Agripino&Ferreira Advocacia e Consultoria.

O evento iniciou-se por volta das 18h30 e levou cerca de três horas e meia, sem ter seu conteúdo esgotado e com total atenção do público daquele campus num ambiente agradável e descontraído com perguntas e respostas.

O emprego cada vez maior de tecnologias de ponta, a atualização contínua através dos simuladores de navegação marítima e maior intercâmbio com o setor acadêmico foi a grande tônica dos palestrantes.

Houve a participação das redes sociais relacionadas ao evento, através da transmissão ao vivo das palestras via facebook. Essa ferramenta possibilitando a interação do público de diversos pontos do país, inclusive com perguntas respondidas durante a transmissão.

Mais fotos no Flickr do CONAPRA