Herói Pernambucano

Recife homenageia ato heróico do prático Nelcy da Silva Campos

A Câmara Municipal do Recife realizará uma homenagem póstuma ao prático Nelcy da Silva Campos em sessão solene nesta quinta-feira, às 15h30, pelo seu ato heroico em prol da cidade e de seus habitantes.

No dia 12 de maio de 1985, o prático evitou uma grande tragédia ao rebocar para longe da costa o navio Jatobá, que pegou fogo no Porto do Recife e cujas chamas ameaçavam explodir o Parque de Tancagem do Brum, onde estavam armazenados 153 mil metros cúbicos de produtos inflamáveis. De acordo com os técnicos, uma explosão no local destruiria toda a área num raio de cinco quilômetros, atingindo os bairros de Santo Antônio, Recife Antigo, Boa Vista, Brasília Teimosa e Pina. Nelcy faleceu em 1990.

No evento também será anunciada a recolocação do busto em homenagem ao “Herói Pernambuco Contemporâneo”, feito pelo artista Demétrio Albuquerque, no novo terminal Marítimo do Recife no próximo mês.

Atuação recente

No dia 2 de abril de 2015, situação semelhante ocorreu em Santos e teve papel importante dos práticos. A Praticagem de São Paulo começou a se movimentar logo após o início do incêndio que atingiu a área industrial da Alamoa, em Santos, imediatamente detectado pelas câmeras do Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego da Praticagem (C3OT) e observado por um prático que manobrava um navio nas proximidades. O C3OT passou a monitorar a situação e informou as autoridades competentes de que, naquele momento, três navios estavam atracados nos terminais próximos, em situação de risco. A maior preocupação era com o navio Guanaco, carregado de gás butano e metanol, substâncias que poderiam entrar em combustão somente com o calor do incêndio.

A partir do conhecimento do fato, a Sala de Crise do C3OT foi ativada e práticos foram convocados para realizar as manobras de emergência, de forma gratuita pela Praticagem de São Paulo. Ao mesmo tempo, os serviços de rebocador e amarração foram acionados e, em menos de 45 minutos, os práticos subiram a bordo e realizaram as manobras com excelência afastando o perigo.