Gustavo Martins recebe título de Cidadão de Fortaleza e estende homenagem aos Práticos

O Diretor-Presidente do Conapra, Prático Gustavo Henrique Alves Martins, recebeu o título de Cidadão de Fortaleza da Câmara de Vereadores do município. A homenagem, na última sexta-feira (31/5), foi um reconhecimento ao seu empenho à frente da entidade, tanto na segurança da navegação quanto no reconhecimento público do Prático abolicionista Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, inscrito, em dezembro de 2018, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Autor da homenagem aprovada por seus pares, por iniciativa do vereador Plácido Filho, o ex-vereador Pedro Matos disse que o dirigente do Conapra se destaca por sua honestidade, serenidade, humildade e eficiência na gestão; e que diálogo e transparência são outras de suas marcas:

– O cearense é grato por seu esforço em ajudar a inscrever o nosso Dragão do Mar no Livro dos Heróis da Pátria. Somos gratos também por toda sua dedicação em promover a segurança da navegação nos portos do Mucuripe (Fortaleza) e do Pecém.

Gustavo Martins agradeceu ao parlamentar, estendendo a honraria a todos os Práticos:

– Recebo esse título não como uma homenagem personalizada e individual, mas, sim, como um reconhecimento dos esforços e dos trabalhos desenvolvidos pelos Práticos nos portos cearenses, em especial, nos portos do Mucuripe e do Pecém. É um título coletivo. Pertence a todos os Práticos que exercem suas atividades e entregam suas vidas a qualquer hora do dia, todos os dias do ano, na garantia da segurança do tráfego aquaviário nos portos do Ceará, desenvolvendo a economia do estado.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Renan Colares. O Ajudante da Capitania dos Portos do Ceará, Capitão de Fragata José Roberto, representou a Autoridade Marítima. Também prestigiaram o evento o Presidente da Praticagem no estado, Prático Bruno Fonseca; Práticos da entidade; o Superintendente Regional do Trabalho, Advogado Fábio Zech; e o Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futsal, Cauê Fonteles.

Durante o dia, o Diretor-Presidente do Conapra aproveitou a estada na cidade para visitar a entidade de Praticagem -Ceará Marine Pilots, que atua na Zona de Praticagem – 05 –  em prol da segurança da navegação, da salvaguarda da vida humana e da prevenção à poluição hídrica na região.

Saiba mais sobre a história do Dragão do Mar: https://www.praticagemdobrasil.org.br/arquivos/9633