Alunos da Escola de Guerra Naval visitam Praticagem de SP

O capi­tão de Mar e Guerra Marcelo de Oliveira Sá, capi­tão dos Portos do Estado de São Paulo, par­ti­ci­pou da visi­ta de um gru­po de 50 ofi­ci­ais-alu­nos e ins­tru­to­res da Escola de Guerra Naval à sede da Praticagem do Estado de São Paulo na segun­da-fei­ra (19/7).

O gru­po foi rece­bi­do pelo pre­si­den­te da pra­ti­ca­gem, Bruno Tavares, e assis­tiu à apre­sen­ta­ção do prá­ti­co Carlos Alberto de Souza Filho, dire­tor de Relações Institucionais, sobre o tema “Praticagem: segu­ran­ça e efi­cá­cia na logística”.

Souza Filho des­ta­cou os desa­fi­os da pro­fis­são, o papel da tec­no­lo­gia, a segu­ran­ça como pri­o­ri­da­de e a atu­a­li­za­ção cons­tan­te e essen­ci­al no tra­ba­lho da praticagem.

Após a pales­tra, o gru­po conhe­ceu as ins­ta­la­ções do C3OT (Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego), no qual é rea­li­za­do o con­tro­le de trá­fe­go e das ope­ra­ções dos navi­os em par­ce­ria com a Autoridade Portuária.

Bruno Tavares falou sobre a impor­tân­cia do encontro:

– É a segun­da vez que um gru­po da EGN visi­ta nos­sa sede e é sem­pre um pra­zer rece­bê-los. É um gru­po sele­to, com vári­as for­ma­ções. Além da pales­tra, eles conhe­ce­ram nos­sas ins­ta­la­ções e as carac­te­rís­ti­cas do nos­so trabalho.

Para Souza Filho, “os alu­nos cons­ta­ta­ram que somos um bra­ço ami­go da Autoridade Marítima na segu­ran­ça da navegação”:

– É moti­vo de orgu­lho para nós que a Escola Naval enten­deu que a pri­mei­ra visi­ta valeu a pena e repe­tiu este ano.

O capi­tão dos Portos res­sal­tou o valor do apren­di­za­do espe­cí­fi­co para os alu­nos da Escola de Guerra Naval:

– Muitos ofi­ci­ais não pas­sam em sua car­rei­ra por esse conhe­ci­men­to e por isso acha­mos fun­da­men­tal ampli­ar essas informações.

A EGN é uma ins­ti­tui­ção de altos estu­dos mili­ta­res que visa a con­tri­buir para a capa­ci­ta­ção dos ofi­ci­ais no desem­pe­nho de comis­sões ope­ra­ti­vas, admi­nis­tra­ti­vas e no exer­cí­cio de car­gos de coman­do, che­fia, dire­ção, fun­ções em Estado-Maior e nos altos esca­lões da Marinha.

Com infor­ma­ções da Praticagem de SP