12 de junho: 44 anos do Conapra e 211 anos de Praticagem regulamentada

Há 44 anos, sete enti­da­des de Práticos fun­da­vam o Centro Nacional de Praticagem (Cenapra) e cons­ti­tui­ri­am o Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) como órgão con­sul­ti­vo. As duas orga­ni­za­ções coe­xis­ti­ram até 1988, quan­do o Cenapra foi extin­to. Em 2000, a Marinha do Brasil reco­nhe­ceu o Conapra como órgão de repre­sen­ta­ção naci­o­nal da Praticagem.

Hoje, além des­sa fun­ção, o Conapra tem tare­fas espe­cí­fi­cas dele­ga­das pela Autoridade Marítima, como orga­ni­zar o Curso de Atualização para Práticos (ATPR); homo­lo­gar os cen­tros de ope­ra­ções das enti­da­des de Praticagem (ata­lai­as) e as tri­pu­la­ções das lan­chas de Prático; e rea­li­zar ins­pe­ções e lau­dos para homo­lo­ga­ção das lan­chas pela Marinha.

No cená­rio inter­na­ci­o­nal, o Conapra é fili­a­do e ocu­pa uma das Vice-Presidências da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), que é a voz dos Práticos na Organização Marítima Internacional (IMO). O Conapra tam­bém par­ti­ci­pa regu­lar­men­te da dele­ga­ção bra­si­lei­ra que atua na IMO, em Londres. 

Ao lon­go des­ses 44 anos, 18 dire­to­ri­as já pas­sa­ram pelo Conselho Nacional de Praticagem, que, ins­ti­tu­ci­o­nal­men­te, defen­de o mode­lo de orga­ni­za­ção da ati­vi­da­de no Brasil, fia­dor da segu­ran­ça da nave­ga­ção, da sal­va­guar­da da vida huma­na no mar e da pro­te­ção do meio ambi­en­te hídrico.

A data de 12 de junho tam­bém mar­ca 211 anos de Praticagem regu­la­men­ta­da no Brasil. Em 1808, ano de aber­tu­ra dos por­tos, o ser­vi­ço foi regu­la­men­ta­do no país por um decre­to real. 

Parabéns a todos os Práticos que repre­sen­tam o Estado bra­si­lei­ro a bor­do duran­te os 365 dias no ano.